Conheça o Projeto CoisasSódeMãe

CoisasSódeMãe foi um projeto nascido para criar e entregar projetos pessoais de Livros, os chamados “Livros Pessoais”,  Álbuns de Fotografia e outras coisinhas mais dentro do universo da maternidade.

Direcionado ao público materno, a proposta foi criar e entregar projetos totalmente personalizados e cuidadosamente elaborados. Diferenciados, com o mais alto nível de qualidade criativa ao público materno. Buscou-se em cada um deles encantar profundamente os olhos e coração e o resultado alcançado foi muito gratificante.  Traduzir em arte impressa tudo o que minha bagagem profissional e de vida me instrumentalizaram ser capaz de criar. Um projeto do qual nasceram trabalhos inspirados, os quais tenho muito orgulho de apresentar.

Desenvolvido entre 2012 e 2014 rendeu desenhos de 8 livros pessoais, mais de 15 álbuns criados para fotógrafos de Campinas e São Paulo, criação de identidade de marca para Grupo ligado ao maternar consciente, para o Projeto Tchau Chupeta e o projeto “Pintou neném!”, conhecido como pintura de ventre. Entre outras Coisas.

Parte de Proposta em pausa no momento, tem hoje a parte dele na ativa.
Um resumo disso desse todo pode ser visto em https://julianacassab.wordpress.com/2013/10/17/o-projeto-coisassodemae-em-posts/ ou abaixo, em uma palhinha do que foi feito.

 


Diagramação de Álbuns

Criado a principio para atender à fotógrafos, hoje a proposta é direcionada ao público final. Vejo um despertar e uma necessidade das pessoas em tirar do virtual memórias caras que merecem materialização. A incerteza da conservação e leitura das mídias a médio prazo começa a cutucar a consciência. Sou super a favor da informação rodando em mídia virtual para comunicar, vender, informar. Poupa-se papel, e mais um monte de pontos favoráveis. Mas MEMÓRIA DE VIDA TEM QUE IMPRIMIR! Imprimir memória é preservar história. Já pensou o tamanho do prejuízo emocional ao perder as fotos da festa do primeiro aniversário do filho? Do registro da gravidez, do nascimento? Perder a história do seu casamento? Conheça no link Diagramação de Álbuns alguns projetos de álbuns entregues.

E no site Me desenha um álbum? a proposta de hoje.
Vamos fazer um álbum?

 

 


Livros Pessoais

Em 2012 busquei uma empresa para imprimir um livro de fotos do primeiro ano de minha filha. Em um primeiro momento, tentei com a Digipix. Baixei o programa deles e diagramei uma primeira versão do que seria o livro CoisasSódaJuju no software Ebook. Livro pronto, não conseguia de forma nenhuma finalizar o arquivo por um problema de incompatibilidade de fontes. Eu havia inserido alguns textos junto as fotos e o arquivo não finalizava para imprimir como estava. Pedi ajuda, não obtive. Desisti e fui pesquisar outras opções de empresas para fazer esse trabalho.
Encontrei a Blurb. Uma empresa americana que imprime e entrega livros no Brasil.
Remontei o livro inteiro no InDesign e já que tinha muito mais liberdade de edição, fui inserindo além das fotos, mais ilustrações e novos blocos de texto. Feito o fechamento do arquivo de miolo e capa em PDF e enviado para impressão, minha experiência com a Blurb foi fantástica.
Pesquisando mais sobre a empresa, vi que hoje é referência nesse mercado. Daí nasceu uma paixão: a ideia e o desejo pessoal atendido de eu ter um livro impresso, todo feito por mim em minhas mãos, como um projeto editorial profissional. Lindo! Perfeito! Com meu nome na capa e o meu assunto no miolo!

Conheça os livros desenvolvidos clicando abaixo direto na Livraria da Blurb (clique na imagem) ou aqui:

blurb

 

 


Pintou Neném

Projeto encantador! Se quiser, hoje podemos Pintar Neném.
Conheça no link Pintou Neném! mais sobre a proposta.

pintou-nenem_julia1

 

 


Branding, Redesenho e Reposicionamento para Marcas ligadas ao Universo Materno e Infantil

Aqui um trabalho desenvolvido para um Grupo muito especial de Campinas, que de forma voluntária trabalha a ideia de contribuir para um mundo melhor, concretizado a partir de um maternar consciente: O Grupo Vínculo.
Folheie aqui o projeto completo desenvolvido http://www.calameo.com/read/0025829239b44ceb62e2a?authid=3oBTkPtUYtPQ

logo1

GVinculofinal

 

 


Projeto Tchau Chupeta, desenho encantador que vira realidade

Mobilizar pessoas para ações como essa e ver retornos tão positivos em casa cheia, sorrisos de encanto por parte das crianças e satisfação dos responsáveis na saída é maravilhoso! O Projeto Tchau Chupeta nasceu para cumprir lindamente o intuito de integrar pais e crianças em uma atividade divertida e com resultados reais na busca de estimular os pequenos a abandonar o hábito da chupeta. Trabalho extremamente bem cuidado e elaborado juntando
numa só proposta carinho de mãe, sensibilidade de artista, vontade de brincar de criança e conhecimento técnico e teórico de profissional de saúde comprometida de coração com a proposta.

Criado para a Odontopediatra e Consultora em Aleitamento Materno Karina Falsarella, integram o Projeto uma série de ferramentas pensadas para apoiar as famílias em sua jornada de ajudar os pequenos a dizerem tchau mesmo pra chupeta: Palestra Infantil com presença da Fada e atividade pedagógica, Livro-Jogo O Caminho das Estrelas e em
breve um livro de história e o que mais conseguirmos inventar.

LogoTchauChupeta_RGBFadinhaJPG
MaioTchauChupeta (12)

 

 


Publicações em Portais Maternos

Publicações no Portal Materno Colaborativo Mãezíssima 2016

Post: Ilustrações retratam a beleza da maternidade

Meu trabalho e experiência divulgados em Portal Materno.
“Quando a arte encontra a maternidade, o resultado são obras de imensa sensibilidade e beleza. Esses desenhos me encantaram profundamente. São ilustrações da artista, professora, publicitária e mãe Juliana Cassab. (…)”

Leia tudo em:
http://www.maezissima.com.br/especial/beleza-da-maternidade/


Post: Segurança na Internet – Como configurar restrições no youtube

“Aqui está um guia bem simples sobre como ativar o Modo de Segurança de acesso aos vídeos do YouTube, tanto no seu navegador do PC ou Laptop, quanto em Tablets e Celulares com IOS.”

Leia tudo em:
http://www.maezissima.com.br/criar-e-educar/seguranca-na-internet-como-configurar-restricoes-no-youtube/


Publicações no Portal Materno Colaborativo MinhaMãeQueDisse/ 2013 e 2014

Post: Voucher VALE-UMA-NOITE-DE-SONO-MAMÃE! Vale a sanidade de uma mulher
Uma bem-humorada e realista visão sobre o puerpério, com direto a um voucher de presente.
“Tem coisas de que pouco se fala quando estamos grávidas. Já fazia parte do seu vocabulário antes palavrões estranhos como puerpério, tricotomia, episiotomia ou lóquios? Parece que um silêncio coletivo sobre a dura realidade dos primeiros três meses após o nascimento do bebê se abate sobre a humanidade. (…)”

Leia tudo em:
http://minhamaequedisse.com/voucher-vale-uma-noite-de-sono-mamae-vale-a-sanidade-de-uma-mulher/


Na proposta de se fazer livros pessoais, a ideia de se transformar blogs em livros pessoais é uma das mais legais. Me deparei com um post em um blog materno no exterior que sigo, onde a blogueira falava justamente da empresa com a qual eu imprimo os projetos e ela estava explicando o processo “faça seu livro você mesma” (no caso, não livro de blog, mas com fotos) para as leitoras – http://www.clickinmoms.com/blog/tips-for-organizing-and-printing-your-personal-photos-by-beira-brown/. Por conta disso, decidi retomar minhas habilidades de professora de informática que adorava o que fazia, (e já até criou apostila passo-a-passohttp://www.calameo.com/read/002582923a7cf8342b52a) e publicar também um post falando de como funciona esse processo de se Fazer BlogParaLivro, uma espécie de tutorial básico. Então pus mãos à obra, fiz e mandei para as meninas superpoderosas do MinhaMãequeDisse, que publicou e dividiu o dito-cujo em 3 etapas, que se apoiam na execução do processo.

Acredito que publicar isso faz mais realidade o conceito de que agora podemos fazer livros pessoais! Uma ideia tão encantadora, sobre a qual me debrucei em 2012 e apostei tanta energia.

Se quiser fazer o próprio livro de seu blog, acesse o tutorial através dos links abaixo. E bom livro!

Post 1 – Introdução a questão e como fazer backup do Blog em xml (ferramenta básica do sistema)
http://minhamaequedisse.com/doseublogparalivro-como-transformar-e-guardar-todo-o-conteudo-do-seu-blog-em-um-livro/

Post 2 – Como criar o livro do blog com domínio WordPress.com e Blogger através do software Blurb BookSmart da empresa Blurb
http://minhamaequedisse.com/doseublogparalivro-como-transformar-e-guardar-todo-o-conteudo-do-seu-blog-em-um-livro-parte-ii/

Post 3 – E como salvar o blog inteiro num arquivo doc.
http://minhamaequedisse.com/doseublogparalivro-como-transformar-e-guardar-todo-o-conteudo-do-seu-blog-em-um-livro-um-post-quase-de-utilidade-publica-na-blogosfera-materna-parte-final/

 

 


O blog CoisasSódeMãe

Histórias, declarações e confissões sobre alegrias infinitas e dores malucas como só as mães são capazes de cometer.
“CoisasSódeMãe nasce porque a mãe desenhadora/ fotografadora/ escrevinhadora sentiu aquela necessidade de artista de exibir, compartilhar e escrever sobre a melhor obra por ela criada, a Júlia. E falar sobre esses SentimentoseCoisasNovasTodas e TãoVelhasaoMesmoTempo – as tais alegrias infinitas e dores amalucadas – que só a maternidade traz e que nos faz, a todas as mães do mundo, tão divinamente iguais.”

O blog da forma vista abaixo por 2 anos divulgou e foi a casa do Projeto CoisasSódeMãe e também dos meus posts maternos.

A gente começou essa história linda assim:

blog

 

É é isso!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Publicações em Portais Maternos

Publicações no Portal Materno Colaborativo Mãezíssima 2016

Post: Ilustrações retratam a beleza da maternidade

Meu trabalho e experiência divulgados em Portal Materno.
“Quando a arte encontra a maternidade, o resultado são obras de imensa sensibilidade e beleza. Esses desenhos me encantaram profundamente. São ilustrações da artista, professora, publicitária e mãe Juliana Cassab. (…)”

Leia tudo em:
http://www.maezissima.com.br/especial/beleza-da-maternidade/

 


Post: Segurança na Internet – Como configurar restrições no youtube

“Aqui está um guia bem simples sobre como ativar o Modo de Segurança de acesso aos vídeos do YouTube, tanto no seu navegador do PC ou Laptop, quanto em Tablets e Celulares com IOS.”

Leia tudo em:
http://www.maezissima.com.br/criar-e-educar/seguranca-na-internet-como-configurar-restricoes-no-youtube/


Publicações no Portal Materno Colaborativo MinhaMãeQueDisse/ 2013 e 2014

Post: Voucher VALE-UMA-NOITE-DE-SONO-MAMÃE! Vale a sanidade de uma mulher
Uma bem-humorada e realista visão sobre o puerpério, com direto a um voucher de presente.
“Tem coisas de que pouco se fala quando estamos grávidas. Já fazia parte do seu vocabulário antes palavrões estranhos como puerpério, tricotomia, episiotomia ou lóquios? Parece que um silêncio coletivo sobre a dura realidade dos primeiros três meses após o nascimento do bebê se abate sobre a humanidade. (…)”

Leia tudo em:
http://minhamaequedisse.com/voucher-vale-uma-noite-de-sono-mamae-vale-a-sanidade-de-uma-mulher/

 



ATUALIZAÇÃO 2016 –  Esse texto foi escrito em 2013, antes da elevação do dólar e do aperto de cinto que foi dado nas remessas feitas pelas empresas estrangeiras para o Brasil. Infelizmente o custo do dólar inviabilizou o projeto, e existe a probabilidade quase total da encomenda ser taxada no mínimo em 60% do valor do produto + custo de frete.
Mas ainda vale entender o processo, e torcer muito para que esse cenário se modifique.
O brasileiro merece ter acesso a um produto como esse.

Na proposta de se fazer livros pessoais, a ideia de se transformar blogs em livros pessoais é uma das mais legais. Me deparei com um post em um blog materno no exterior que sigo, onde a blogueira falava justamente da empresa com a qual eu imprimo os projetos e ela estava explicando o processo “faça seu livro você mesma” (no caso, não livro de blog, mas com fotos) para as leitoras – http://www.clickinmoms.com/blog/tips-for-organizing-and-printing-your-personal-photos-by-beira-brown/. Por conta disso, decidi retomar minhas habilidades de professora de informática que adorava o que fazia, (e já até criou apostila passo-a-passohttp://www.calameo.com/read/002582923a7cf8342b52a) e publicar também um post falando de como funciona esse processo de se Fazer BlogParaLivro, uma espécie de tutorial básico. Então pus mãos à obra, fiz e mandei para as meninas superpoderosas do MinhaMãequeDisse, que publicou e dividiu o dito-cujo em 3 etapas, que se apoiam na execução do processo.

Acredito que publicar isso faz mais realidade o conceito de que agora podemos fazer livros pessoais! Uma ideia tão encantadora, sobre a qual me debrucei em 2012 e apostei tanta energia.

Se quiser fazer o próprio livro de seu blog, acesse o tutorial através dos links abaixo. E bom livro!

Post 1 – Introdução a questão e como fazer backup do Blog em xml (ferramenta básica do sistema)
http://minhamaequedisse.com/doseublogparalivro-como-transformar-e-guardar-todo-o-conteudo-do-seu-blog-em-um-livro/

Post 2 – Como criar o livro do blog com domínio WordPress.com e Blogger através do software Blurb BookSmart da empresa Blurb
http://minhamaequedisse.com/doseublogparalivro-como-transformar-e-guardar-todo-o-conteudo-do-seu-blog-em-um-livro-parte-ii/

Post 3 – E como salvar o blog inteiro num arquivo doc.
http://minhamaequedisse.com/doseublogparalivro-como-transformar-e-guardar-todo-o-conteudo-do-seu-blog-em-um-livro-um-post-quase-de-utilidade-publica-na-blogosfera-materna-parte-final/