Coisas de Juju que cresce: agora eu leio sozinha!

Aqui, o caminho escolhido foi o do aprender a ler mais tarde, sem pressa, entendendo que talvez fosse melhor assimilar antes, questões como o brincar, o imaginar, o desenhar, o construir, o interagir e lidar com o outro de forma amorosa e respeitosa. O querer ler veio com utilidade real e com propósito, com satisfação e entendimento da importância e lugar no mundo para essa conquista tão importante. – Mãe, não precisa ler hj que agora eu que leio tá?! Ela repete o quadro em que fomos juntas personagens e eu protagonizei ação, quase um setênio inteiro. Mãe lendo e contando histórias para filha na rotina de recolhimento diário.
E meu coração se enche de alegria, orgulho e um tico de dor por ver fase linda mudar para a próxima.
Agora minha filha conquista autonomia, se faz independente, capaz de ler finalmente por si um mundo inteiro através da revelação dos códigos das letras. Já pensaram que para isso é preciso também preparo? Já ouviram dizer que o cérebro humano não tem cognição para entender isso com a devida leveza e alegria antes desse tempo? A leitura vai lhe abrir olhos e coração para questões tanto felizes qto tristes. Tanto de amor, qto de dor. E mais uma vez, feliz fico por saber que isso não foi antecipado. E que vem num momento onde mais madura, vc tem mais estrutura para entender e enfrentar melhor o que será descortinado diante dos olhos.

Claro que houve por aqui medo e ansiedade, claro que teve por aqui preocupação. Se manter distante do senso comum vigente tem suas dores, e não são poucas.

Mas agora, felizes esses dias de conquistas suas! Que voe longe, passarinha, sabendo que estou sempre por aqui, se precisar. Amo.


Deixe um comentário