Coisas de Juju que cresce: agora eu leio sozinha!

julialê
Aqui, o caminho escolhido foi o do aprender a ler mais tarde, sem pressa, entendendo que talvez fosse melhor assimilar antes, questões como o brincar, o imaginar, o desenhar, o construir, o interagir e lidar com o outro de forma amorosa e respeitosa. O querer ler veio com utilidade real e com propósito, com satisfação e entendimento da importância e lugar no mundo para essa conquista tão importante. – Mãe, não precisa ler hj que agora eu que leio tá?! Ela repete o quadro em que fomos juntas personagens e eu protagonizei ação, quase um setênio inteiro. Mãe lendo e contando histórias para filha na rotina de recolhimento diário.
E meu coração se enche de alegria, orgulho e um tico de dor por ver fase linda mudar para a próxima.
Agora minha filha conquista autonomia, se faz independente, capaz de ler finalmente por si um mundo inteiro através da revelação dos códigos das letras. Já pensaram que para isso é preciso também preparo? Já ouviram dizer que o cérebro humano não tem cognição para entender isso com a devida leveza e alegria antes desse tempo? A leitura vai lhe abrir olhos e coração para questões tanto felizes qto tristes. Tanto de amor, qto de dor. E mais uma vez, feliz fico por saber que isso não foi antecipado. E que vem num momento onde mais madura, vc tem mais estrutura para entender e enfrentar melhor o que será descortinado diante dos olhos.

Claro que houve por aqui medo e ansiedade, claro que teve por aqui preocupação. Se manter distante do senso comum vigente tem suas dores, e não são poucas.

Mas agora, felizes esses dias de conquistas suas! Que voe longe, passarinha, sabendo que estou sempre por aqui, se precisar. Amo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s