Coisas de primeira vez – A primeira apresentação performática de uma estrela em ascensão e a caída vertiginosa de um preconceito pré-maternidade

Mais uma data importante que não dá pra ficar sem registrar gente!

Hoje tivemos o Primeiro Grande Dia nas Nossas Vidas de Homenagem Feita no Dia das Mães por Juju filhotinha para Juju mamãezinha na Festa de Comemoração da Data da Escolinha!

Vivemos aquela cena suuuuper clichê, a mais manjada do mundo, já repetida milhões de vezes mundo afora: papais e mamães bem arrumados e penteados, babões e ansiosos, armados até os dentes com câmeras fotográficas, filmadoras e celulares e muita expectativa esperando os rebentos surgirem em cena guiados pela querida professora toda concentrada em orientar a tropinha novata na sua função de “ChildrenShow for Parents”.
Entram enfileiradinhos e meio assustados num palco armado no pátio da escola, tendo a parede ao fundo decorada com fotos  e recortado em letras de papel brilhante o título que nomeia a grande celebração a ser feita ali. Balões dão o tom de festa. Cadeiras organizadas lado a lado para acomodar o público exigente. E ali docemente desorganizados, os pequeninos artistas tentam acompanhar e entoar a canção ensaiada e a coreografia treinada há dias, tentando alcançar um mínimo de harmonia e alguma sincronicidade, que sabemos ser quase impossível, seja aos 2, 4, 6 ou mesmo 8 anos.

Confesso que eu já pichei impiedosamente essas apresentações infantis:
“Ali, pobres crianças são obrigadas todas a enfrentar o palco, de que forma e proporção seja. Ato que se faz obrigatório mesmo que a criança não tenha a menor afinidade com espetáculos e apresentações. Conforme a praxe vigente, exigente e impossível de desertar, tímidos ou extrovertidos não importa, eles não escapam: estão ali para a apresentação criada pela escola para comemorar a data especial do calendário mundial que nos diz que aquele dia é o Dia das Mães e que todos temos a obrigação de celebrar. Será que não se percebe que isso é uma forma de traumatizar por vezes eternamente aqueles que simplesmente não nasceram para a ribalta? Pobres crianças obrigadas a se portarem como macaquinhos no circo (que maldade) só para alegrar pais nada cientes dos riscos de jogá-los assim aos leões, principalmente quando neles há uma certa dificuldade em lidar com públicos, julgamentos e já, a exposição de suas figurinhas tímidas e em formação. Aqui se formam aqueles problemas que muitos carregam uma vida inteira e que os impedirão de se apresentar satisfatoriamente numa reunião de trabalho ou falar em público no futuro. Um pecado! Um desserviço a formação oratória do indivíduo. Nem todos nasceram para as luzes do palco e isso deveria ser respeitado”.

Ahahahaha! E como não podia deixar de ser, claro, quando chegou a minha vez de ver minha pequena passar por essa terrível provação pela primeira vez, não deixei de babar, me emocionar a cada microssegundo e claro, deixar lágrimas de alegria caírem desavergonhadamente de meus olhos. Foi lindo!!! E claro, a mãe quase se esparramou pelo chão de orgulho pela performance de sua estrelinha, esquecendo completamente todo o julgamento-cabeça (oca?) e todo o discursinho ali de cima e de que “lá vem mais uma data comercial que existe só para fazer a economia girar e extorquir de nossos bolsos nosso suado e labutado dinheirinho”. Gente, como as coisas mudam! Juro que estou cheia de uma alegria que com certeza vai preencher meus próximos dias de uma forma que não consigo encontrar nada que tenha sentido igual antes! Já revi o videozinho umas 10 vezes desde que cheguei em casa as 18h de hoje, e mesmo cheia de coisas pra fazer, e sono atrasado para colocar em dia, parei tudo para escrever esse post porque meu coração não se aguenta nessas horas e tenha necessidade de me exprimir escrevendo.

E para não deixar de ser mais clichê ainda, a mãe aqui upou o vídeo e vai expor na internet a cena, indo contra o bom senso que a deveria guiar, pois sabe que divulgar cenas de sua vida privada na privada da internet a coloca em risco e expõem os seus (e aqui os de outros também) de maneira impensável e incalculável frente a abusos que podem vir de mentes doentes e distorcidas que habitam esse mundão de Deus. Jesuis/Maria/José!!!

Mas a gente posta, ai, ai, ai! E também envergonha previamente nossos filhos de uma forma que nem imaginamos como se dará mais adiante nesse universo indexado da internet.

Mas olha, tenho uma boa desculpa e prometo que o vídeo sai loguinho daqui do post. Afinal é aquele tipo de vídeo chato e previsível que só interessa ser visto verdadeiramente por vovós e vovô, titias e titios e queridos próximos da Juju. Esses queridos todos infelizmente estão longe de nós e com eles quero dividir esse momento. Prometo mesmo que ele sai do ar bem breve, tá? Enquanto isso, por esses dias curtam comigo a delícia de ver Jujuquinha pererecar, pular, cantar, e brilhar lindamente que nem estrelinha. Porque claro que ela arrasou né?! De deixar estrela de Broadway verde de dor de cotovelo diante de tão performática apresentação, rsrsrs. Pura coisa de mãe muito babona!

Anúncios

  1. Juliana minha amiga, fiquei muito feliz com esse vídeo, pois posso ver pelo menos um pouco do que vc tem vivido com nossa pequena Julia, confesso que estou radiante e curti o vídeo do início ao fim, espero poder ver mais vezes outras tantas de vocês e sentir na sua voz a emoção de ver nossos pequeninos evoluindo tanto… Beijos amiga!

    • Lanila querida, minha mais “velha” amiga nessa vida com a qual tenho o privilégio de continuar caminhando junto há tanto tempo, apesar da distancia marvada… Que mensagem maravilhosa de se ler. Muito obrigada, Jujus felizes demais por compartilhar alegria com gente amada e querida e receber tão lindos retornos como o seu. Muitas saudades, pena estarmos tão longe!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s