Coisas de Juju crescendo – estréias bibliotecárias, livros de cocô e emancipação fraldária

juju_biblio

O primeiro empréstimo de livro de Juju numa biblioteca, aos 2 anos e 5 meses

Quem me conhece sabe das minhas paixões por livros e computadores. E claro que como mãe, essas paixões serão passadas a pequena Julia, me esforçando eu ou não para isso.

Então pra fazer um bom contraponto ao post anterior, agora segue um registro antagônico e muito importante sobre Juju e sua relação com as multi-mídias. Talvez a mais importante de todas, o livro.

No domingo, 24 de março de 2013, aos dois anos e 5 meses Juju fez sua primeira retirada em empréstimo de um livro em uma biblioteca com carteirinha própria. Que nem leitora grande! Coisa mais linda do mundo de se ver!

Se interessou por um título (já já conto quais foram suas motivações) e com o livrão na mão, veio a mim toda entusiamada dizendo “Leva! Leva! Leva, mamãe!” Nos dirigimos a fila do guichê de empréstimo, e ela, com o livro nas mãos, ficou lá paradinha, lindamente na expectativa esperando ser atendida pela bibliotecário para o seu primeiro empréstimo de um livro na vida! E claaaaaaro, a mamãe ali do lado quase nadando na baba de tanto orgulho.

Eu sempre frequentei bibliotecas. As das escolas, das faculdades, as municipais, as dos SESCs… Quem me apresentou a elas foi o meu primo Rodrigo, que morou conosco um período e que naquela época tinha como única fonte de pesquisa para seus trabalhos de terceiro colegial o Copy/Past manual de caneta Bic e folha de papel almaço realizados horas a fio dentro da Biblioteca Municipal Camilo Chaves láááá de Ituiutaba. Um dia fui com meu pai buscá-lo, eu devia ter uns 10 anos, e fui acometida de paixão eterna que dura até hoje e que repasso a minha filha. O movimento de ir ao guichê com o livro nas mãos ela copiou, de me ver fazer isso outras vezes. Sementinha mais linda para plantar né?!

Frequentamos o SESC aqui de Campinas aos fins de semana, onde Juju vai brincar no Espaço de Brincar (o que já rendeu inclusive um livro), nadar na piscina, ver teatro e passear na biblioteca na ala infantil pra “ler” os livrinhos. E essa foi a primeira vez que quis levar um para casa.

E o título escolhido foi (rufem os tambores!) “Cocô no trono”, rsrsrs:

40419_ghttp://www.companhiadasletras.com.br/detalhe.php?codigo=40419 – Uma graça de livro infantil interativo, onde tem elefante, pintinho e até cobra “ensinando” a usar o trono e no fim uma descarga com barulho motivador pra fechar a história bem didaticamente.

A Juju está vivendo a etapa do desfraldamento, e eu que já tinha visto o livro lá mesmo no SESC, fui tentar antes comprar o tal e não encontrei o benedito em livraria nenhuma, real ou virtual. Esse infelizmente por hora está esgotado. Mas há vários outros títulos que abordam o tema do desfralde direcionado aos pequenos, para ajudar a familiarizá-los com a vivencia do tema.

No caso da Ju, que sempre teve o hábito de “ler”, a idéia do livro falando do momento vivido deu super certo. Ajuda, motiva e ensina sim! Comprei e indico dois deles:

BB CV luierboek_Opmaak 1http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/3093915/o-que-tem-dentro-da-sua-fralda – Esse é o que Juju mais adora, aqui temos a história de um ratinho muito curioso que desencadeia uma catarse coletiva de uso de penicos junto a outros bichinhos “quianças”, como diz Juju.  É leitura obrigatória ultimamente com direito a vários “De novo!” antes de dormir aqui em casa.

hora do penicohttp://www.livrariasaraiva.com.br/produto/3367029/hora-do-penico-meninas – E esse, uma gracinha de livro ricamente ilustrado passo a passo com imagens pertinentes ao tema, como calcinhas novas, diferentes tipos de pinicos, e menininhas deixando o xixi escapar, porque isso acontece hora ou outra mesmo…

E o post virou uma salada de assuntos, né?! Num misto maluco de indicação de livros de cocô diversos, Juju estreiando como futura rata de biblioteca, e de notícias sobre sua emancipação irrefutável da fase de bebê para menininha que já está se livrando das fraldas.

Prometo ser mais centrada no tema do próximo post, mas foi muito divertido falar dessas coisas todas. Vai ser mais legal ainda quando ela crescer e ela própria ler essas linhas… Até a próxima!

    • Silmara querida! Eu já tinha respondido ao seu comentário, e não entendo porque ele não ficou registrado. Ontem entrei pra checar o post publicado e só vi o seu comment, sem minha resposta :(, mas eu tinha agradecendo o lindo elogio, que vindo de vc conta muuuuuuito!!!
      Um beiijo grande! Sempre muito feliz e honrada de ter sua atenção, olhos e coração por aqui. Bjujus!


Deixe um comentário

