CoisasSódeJuju – Os APPs preferidos da Júlia

julialendo

Para ficar provado que a Juju por aqui realmente domina muito bem também a plataforma de “leitura real”, e não só a virtual. Não é demais essa foto gente???

Que sabemos todos Juju ser uma menininha multimídia não é novidade, pois isso indiscutivelmente já faz parte da geração dela. Músicas, filminhos vistos na tela da TV, computador ou IPad, desenhos, livrinhos de ler o­u de adesivar, aplicativos do tablet fazem parte do seu mundo e sua interação com eles é natural.

Sim, nós deixamos ela brincar com o IPad desde cedo, e ela adora! Mas na mesma medida a estimulamos a lidar com os livrinhos (toda noite antes de dormir tem história) e com os brinquedos de montar, amassar, encaixar e todo o resto de coisas que despertam, divertem, ensinam e servem para brincar muito!

Tem um paralelo interessante nos gostos da Júlia: um dia lhe apresentei um desenho do Pluto no YouTube e desde então ela caiu de amores por ele. E são desenhos que foram feitos antes da década de 1940! E que fizeram parte da minha infância e os quais conheço de cor! A versão ultramoderna em 3D da Casa do Mickey até prendeu sua atenção por algumas semanas, mas ela logo se desinteressou.

A lista de livrinhos apresentados para ela e que ela curtiu desde sempre, os quais fazem parte de sua “biblioteca particular” é bem maior que a dos APPs do Ipad com que ela tem brincado. Além dos livrinhos de pegar, folhear, investigar texturas e agora “mais velha” também compreender as histórias, tem uma modalidade de livrinhos que ela adora. Os livros com adesivos para colar! Uma graça e prende sua atenção adoidado. Na FNAC aqui em Campinas eu os encontro numa prateleirinha meio escondida ou vez em quando numas banquinhas em promoção. Muito legal essa opção dos “stickers”.

Volta e meia eu faço um registro das coisas de que ela mais gosta. Em uma edição passada da Revista Crescer veio uma chamada sobre a indicação dos “10 melhores Apps” para a criançada. Confesso que abri a revista e fui direto na matéria. Decepção total! Então aqui agora segue uma lista dos 16 Top APP da Júlia, rsrsrs, os quais ela aprova e mais interage. Para quem possa interessar e fazer bom uso ;):

Desde bem pequena (não conto desde quando para não levar pedrada, tá bom?!):

Twinkle twinkle little star (Super Simple Learning) – um aplicativo que existe para instalar um vídeo lindo em animação 3D com uma versão da canção de ninar. Tem opção interativa de acompanhar a história, e um joguinho de “contar” estrelas. Não tem muita interatividade, mas o “desenho” é muito bem feito. Muito lindo!

Talking John (Out Fit 7 Ltd) –  uma bactéria vermelha que se multiplica e repete as coisas que a gente diz num tom acelerado divertiu muito Juju quando ela era mais novinha. Na mesma linha tem cachorrinho, gatinho e mais uma infinidade de personagens que interagem se tocados e repetem nossas falas. Ultimamente, agora aos dois anos e quase meio este APP nao lhe tem chamado muito a atenção.

Galinha Pintadinha HD (De ZeroUm Digital) – acesso pago a todos os clipes da Galinha, que ficam disponíveis no IPad, sem necessidade de conexão de internet.

Crazzy Popper (Unripe Grape) – uma versão dos plásticos de bolinhas de estourar. Diverte, mas cansa rápido.

Little Toy Box (De Wowza, Inc.) –  uma caixa de brinquedos bem simplesinha, mas que diverte. Eles obedecem o movimento que fazemos com o tablet, deixando os brinquedos caírem da caixa e emitindo barulhinhos ao serem tocados.

Baby Hd TV (BabyTV, FOX International Channels) – um portal da Fox, que se assinado parece dar acesso a uma programação interessante. Ficamos só com a restrição da versão free, que oferece quatro clipezinhos que Juju adora ver e rever. O curioso é que está configurado com o português de Portugal, o que faz as coisas parecerem um pouco mais engraçadas aos nossos ouvidos.

Toddler Stamps HD (Generate Learning) –  cenários onde “adesivos virtuais” são colados com o toque dos dedos na tela. Juju adora! Eu preciso as vezes chamar a atenção dela porque ela se empolga e está lá, com os 10 dedinhos curiosos batendo na tela para ver um monte de adesivos surgirem com mais emoção e probabilidade maior de detonar o tal do IPad do papai.

Depois de 1 ano e além de meio:

Nighty Night, Little Sheep! e Little Fox Music Box – Kids songs – Sing along (Shape Minds and Moving Images GmbH)  – Esses dois são os campeões do mundo em qualidade de ilustração, animação e diversão. São lindos e extremamente bem feitos. Juju ADORA! (E confesso que eu também!) Essa dica, ao contrário de todos os outros que eu achei fuçando eu mesma na busca da Apple Store, eu peguei num outro blog de mãe (antenadíssima, pela qualidade do que indicou), mas da qual eu infelizmente perdi o endereço.

Pete, and the secret of flying (Shape Minds and Moving Images GmbH) –  um livrinho animado que conta a historia de um passarinho que não se conforma com o fato de ter asas e não poder voar. Interativo, mas se restringe a poucos movimentos. Mas também tem uma linda proposta em contar a história e divertir. Belo trabalho de ilustração.

Pocoyo TV (Zinkia Entertainment, S.A) – outro campeão em audiência da Juju. Ela ama assistir as aventuras do amiguinho e toda a turma. Com opções de acesso/assinatura de até 50 episódios para assistir. Tem que estar online, mas pode-se puxar 15 episódios para assistir off. O com 50 episódios custou uns R$15,00, há mais de um ano, mas valeu a pena. O desenho passa muito tarde da noite na Discovery… Deve ser para ajudar a vender o aplicativo, não é possível!

Talking Pocoyo (Zinkia Entertainment, S.A) – uma graça, tem joguinho da memória e tem ele dançando pra criança copiar os passinhos. Acho que foi um aplicativo pago também, mas valeu o “investimento”. Muito divertido ver ele dançando e a Ju dançando junto.

Puzzle Pals (BigStack Studios) – uma série de quebra-cabecas que montados validam uns botoeszinhos coloridos que acionam efeitos engraçadinhos. Esse é bem legal, bem pensado e ilustrado com qualidade.

Piano Book ~ Kids’ Favorites (RaineLabs LLP) – um aplicativo que traz um pianinho que toca músicas infantis clássicas da infância das criancinhas do primeiro mundo, acompanhado em seu topo por uma animação que ao ser tocada, faz umas gracinhas. Bonitinho.

My First Numbers – Animal Farm Tale (Tap Tale) – uma proposta interativa pra criança aprender a contar. Juju ainda não entende, mas adora brincar com os bichinhos que caminham na tela. Bonitinho também.

Annimal Sounds Puzzle HD (APP Brain) – Um quebra-cabeça virtual de bichinhos. Uma graça!

Toddler Shapes (Tecnolio) – Outro quebra-cabeça, bem mais simplesinho que o anterior, mas mais “didático”, trabalhando com formas geométricas.

Cars Lightning Was Here: My Puzzle Book (Disney Digital Books) – um aplicativo da Disney, onde em meio a uma história, há adesivos para colecionar e quebra-cabeças dos carros para montar. Juju até agora só se entendeu com os quebra-cabeças. Mas é “legalzinho”.

Ufa! Se alguém quiser aumentar a lista fique à vontade!

Anúncios

  1. Minha filha de 2 anos adora o “PlayHome” e uma amiguinha dela de 4 anos ficou doida tbem. Veja se a Juju gosta. É uma casa de dois comodos (sala e cozinha) onde a criança pode abrir janelas, geladeira, ligar a tv, dar comida para a família e assim vai. A versão paga tem mais comodos. Minha filha passa uns bons minutos nesse aplicativo. Recomendo! (aliás recomendo qualquer coisa que nos dê uns minutos a mais de sossego…heheh)


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s