Coisas de mãe quase fotógrafa – uma calendário pra vovó nenhuma botar defeito

Não me considero fotógrafa porque nunca cheguei a viver disso, não sou profissional. Mas tenho um olhar treinado de artista, bons conhecimentos em fotografia e a sorte de ter tido sempre a oportunidade de ter coisas lindas perto de mim. Já expus enquanto artista tendo a fotografia como base criativa, assim como poderia ter usado o desenho ou a pintura. Por isso me considero quase-fotógrafa. No dia que fizer desse trabalho um ofício, passo a me intitular como tal. Tenho muito respeito pelo profissional que batalha tanto num mercado tão difícil de sobreviver hoje em dia.

Mas na hora de fotografar minha Juju, não tive coragem de a entregar a outro, rsrsrs. Amor egoísta de mãe, tratei eu mesma de sempre fotografá-la, e esse tem sido uns dos maiores prazeres que experimentei na vida.

Não fiz o álbum mês-a-mês estilo Anne Guedes, que quase toda criança da geração dela terá (será que ela vai ficar brava comigo?). Mas já tirei mais foto da minha pequena em seus 1 ano e 6 meses, do que muita gente vai ter na vida toda. E modestíssima parte estão muito boas. Deixo a máquina pela casa, vou tirando nos momentos gostosos do dia-a-dia. Salvo em pastas mensais, nas quais separo numa pasta em destaque as preferidas, e faço backup de tudo em dois HDs externos. Já pensou se perco isso, que tragédia???

No fim do ano passado fiz de presente pras vovós de Natal dois calendários de Juju que fizeram o maior sucesso do mundo! Foi um presente superfestejado e original, feito com um carinho tão grande que nunca me canso de olhar para ele (e nem as vovós). Busquei fotos que tivessem o mesmo ângulo, a mesma linguagem. Chamamos isso de edição. Buscar imagens que conjuntas, harmonicamente, formem uma temática. Assim que os artistas selecionam seus trabalhos para serem apresentados. Essa é a dica pra ficar bem legal. Um foi de Caras&Bocas de Juju. O outro, com fotos que buscassem mostrar mês a mês o quanto Juju tinha mudado desde o primeiro dia. Vejam o resultado de um deles.

Fica a dica pra um próximo presente.

Deixe um comentário

