Coisas sobre alimentação 1 – O Leite

É com essas coisas que ando me preocupando e me descabelando ultimamente. Vai aí um desabafo de mãe, rsrsrs.

Texto 1
Ando injuriada com essa história de que tipo de leite é melhor indicado para nossos bbs após fazerem 1 ano. É muita informação, é muita confusão de certo e errado, a gente fica doida…
Na visita de um ano ao pediatra, a orientação foi “agora siga com o Ninho Fases +1”, seguido do comentário “ela vai gostar mais, é muito mais gostoso que o NAN”. Blza, fui comprar, mas ao ler o rótulo, está lá, bem embaixo: “AÇÚCAR”. Como assim, açúcar??? Ficamos um ano cuidando com o maior cuidado da alimentação dos nossos pqnos, dando fruta, fazendo comida da melhor forma, não deixando o bb comer doces de jeito nenhum, e agora, assim, num consumo de um produto diário, onde se vão mais de 500ml por dia, vai junto também o tal açúcar, que até agora, consegui evitar que ela consumisse?
Liguei no SAC da Nestle e a informação foi de que sim, tem açúcar, e não, não há outro produto para o mesmo fim sem açúcar oferecido pela empresa. Aí a gente entra em site europeu da mesma empresa – Nestle portuguesa – e o grande destaque em banner comercial é o de um leite para pequenos chamado “Nestle crescimento +1, +2, +3, nova receita, SEM adição de AÇUCARES, com probióticos – contém açúcares naturalmente presentes” – http://www.nestlebaby.com/pt/baby_nutrition/home_nutrition_step4.htm  Pra criancinha brasileira, de país de terceiro mundo não precisa tirar o açúcar né? Fiquei muito brava.
Não sou xiita-maluca-radical e sei que loguinho os doces e delícias vão entrar no cardápio da minha pqna, mas, pq açúcar agora, se eu posso evitar? Tá, então exerça seu direito de consumidor e compre outro leite…
Ok, mas fica meu questionamento…

Texto 2
Essa vida de mãe em período integral deixa a gente maluca. Com certeza eu se já estivesse trabalhando não ia dar tempo de ficar procurando e escarafunchando tanta coisa, que é um buraco sem fim. Tem muita informação e verdades diferentes transitando por aí e a gente não sabe que escolha é a mais acertada…
Buscando mais coisa por aí afora, li que nessa fase eles já não precisam dessa suplementação toda que vem nessas fórmulas (que não são leite, e sim “Compostos Lácteos”) pq que essas vitaminas, ferro, etc, etc, etc já vem em uma alimentação equilibrada, e que o leite integral fornece o cálcio, vitamina D e proteínas necessárias…

Uso como referência maior de informação atualizada referente a pediatria, nesse primeiro ano da JujuBB, um livro lançado em 2009 com a chancela da Sociedade
Brasileira de Pediatria, “Filhos – da gravidez aos 2 anos de idade”, ed. Manole, em que é dito que as fórmulas buscam reproduzir em seus ingredientes o mais próximo possível o leite materno, para uso no primeiro ano de idade. Que leite integral não deve ser dado aos menores de um ano, e referente ao que deve vir na sequência, infelizmente, nada fica esclarecido.

Outro livro que consulto é “What to expect: the second year: from 12 to 24 months”, na edição 2011 americana, e lá diz na pg 91, que a partir de um ano, deve-se seguir com leite integral “there is absolutely no reason to graduate to toddler-type formulas”, e uma boa maneira de isso ser feito, para a criança se acostumar com o paladar do leite integral é no começo misturar parte de leite e a parte da fórmula que se costuma dar.

Encontrei na WEB algumas discussões e uma mãe que teve a mesma reação que eu ao ler o rótulo do Ninho Fases – http://www.e-familynet.com/phpbb/viewtopic.php?t=157473 – isso em 2008. Muitos palpites e opiniões pipocam lá.
O pediatra, ao ser questionado por telefone sobre o Ninho Fases, respondeu, “dê qualquer outro então”… Outro pediatra questionado, “ah, mas a quantidade de açúcar é mínima”. Mais outro, “dê o integral”. Aí, mais uma pergunta da mãe louca-detalhista aqui, “doutor, dou então o integral longa vida, de caixinha com conservante, ou aqueles integrais sem conservantes, que tem validade curta?”. Acho que ele teve vontade de mandar eu me catar…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s